Pular para o conteúdo principal

Vamos sair do vermelho?


Acreditamos que para sair da pendura e deixar de viver nesta pindaíba, basta ter um aumento de salário ou ganhar na loteria, mas na pratica não é bem assim. Primeiro porque conseguir dobrar o salário e ganhar na loteria é praticamente impossível, então o melhor é tentar gradativamente diminuir os gastos e fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor.
Preocupado com nossa situação financeira, peguei alguns trechos do livro, “Sobrou dinheiro! Lições de Economia Doméstica”, do Professor Luis Carlos Ewald, o “Senhor Dinheiro do Fantástico”.
Fiz algumas adaptações, lá vão algumas dicas:
1 – Faça um orçamento, coloque tudo no papel.
2 – Tente pagar os impostos a vista porque o desconto costuma valer à pena.
3 – Água, luz, telefone e gás precisam ser controlados com rigor, se a coisa estiver feia, PARE de usar o telefone(celular).
4 – Trocar a TV, ou outro bem, só quando a grana estiver sobrando e a oferta for irresistível.
5 – Carro é despesa! Cuidado com financiamentos longos.
6 – Não vá ao Supermercado com fome, leve uma lista e esqueça os supérfluos.
7 – Padaria só para comprar pão, os demais produtos são mais caros que no Supermercado.
8 – Calçados e roupas só em liquidações, e se tiver realmente precisando.
9 – Evite o carro para ir ao trabalho, tente um meio alternativo, pois gasolina e estacionamento são muito caros, além de possíveis multas pelo caminho.
10 – Não consuma para adquirir status e controle os impulsos consumistas.
No quesito educação, o dinheiro gasto com estudo não deveria ser considerado como despesa e sim investimento.
Pais que tem filhos em escola particular e pagam cursos principalmente de línguas precisam aguentar a barra, mas devem cobrar resultados e não dar moleza para os filhos, senão é dinheiro jogado fora.
Para saber mais leia o livro: "SOBROU DINHEIRO! LIÇÕES DE ECONOMIA DOMÉSTICA", da Editora Bertrand Brasil, de autoria do Professor Luis Carlos Ewald.
E neste economês todo, encontrei uma frase totalmente fora do assunto dinheiro, mas que serve para todos nós e para toda a vida: “Quem não lê, não fala, não ouve, não vê”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhos

Oi, pessoal! Este é o meu momento Sérgio Chapelin. Estrelando o documentário: “Bonecas de Pano e Alma”. Foi no trabalho de conclusão de curso da faculdade de jornalismo . Beijos e abraços

Ausência de você.

Sei que os filhos são criados para o mundo e que logo você tomará seu próprio caminho em busca de seus ideais, baseado em suas convicções, mas hoje já deu uma saudade! Pode não ser nada de outro mundo para você que lê estas linhas, mas para mim, reconhecidamente pai babão, foi o suficiente para agitar meus neurônios, os olhos marejarem, os óculos embaçarem, nó na garganta e vontade de escrever, coisa que a muito tempo não faço. Bom, vamos ao caso. Ausência de você, meu filho. Vivemos tão intensamente juntos que hoje ao chegar, ainda cedo, e ver você dormindo foi o suficiente para eu sentir um vazio, tenho bastante coisas para colocar em ordem, e poderia começar hoje, mas senti sua falta, meu amigo já está dormindo, como assim? Faltou seus pés descalços pela casa, pisando o chão gelado, e tome bronca! Faltou você pedindo pipoca, mesmo depois de ter feito um lanchinho ao chegar da escola, jantado e ainda querendo mais.... Pipoca facilmente substituída por um pão com margar...